JANINE HELFST LEICHT COLLACO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
SABORES E MEMÓRIAS: COZINHA ITALIANA E
CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM SÃO PAULO
Janine Helfst Leicht Collaço
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutora em Antropologia Social
Orientador: Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva
São Paulo
2009
Dedico esta tese à minha família e, em especial, meu marido e minhas filhas que tiveram ao longo desses anos infinita paciência.
AGRADECIMENTOS
Retribuir, dar e receber são princípios que nos seguem pela vida, como já bem disse Mauss.
Por isso, é hora de agradecer a todos que me apoiaram ao longo desses anos para atingir o fim de mais esta etapa. Confesso se para alguns é um momento de alegria, para mim representa um misto de apreensão e alívio. Primeiro porque gostaria de ter todos os que me apoiaram neste caminho bem perto e poder dizer, frente a frente, obrigado. Apreensão porque nem todos ouviram esse obrigado, e acalento a esperança de que algum dia estas palavras cheguem como um olhar ou um gesto, uma imagem que possa ser tão real quanto imaginada. Alívio porque é sempre um regozijo ver um trabalho finalizado.
Agradeço aos inúmeros familiares e amigos que estiveram comigo todo este tempo. Ao meu orientador, Vagner Gonçalves da Silva, pelas suas contribuições e parceria ao longo destes anos que, apesar da distância entre cidades imposta pelos caminhos que a vida nos coloca, nunca foi um obstáculo para nosso trabalho. Deixou-me livre para refletir sobre diversos temas, mas sabia o momento de intervir, pontuando suas observações com firmeza, as quais eu tinha plena liberdade de concordar ou não, mas com clara intenção de me fazer atingir o meu melhor. Sem dúvida, é um orientador generoso. Não posso deixar de agradecer ao meu marido,