Plano De Negocio
PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA PARA REDE DE
RESTAURANTES FAST-FOOD – ESTUDO DE CASO
Carolina Rodrigues Michaud, Karoline Richter, Priscila Steberl, Prof. Dr. Cézar
Augusto Romano
(UTFPR; UFPR)
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de estruturar cenários estratégicos para o setor alimentício de fast-foods em shoppings centers. O desenvolvimento do artigo foi dividido em duas partes, primeiramente foi elaborado uma pesquisa exploratória para diagnosticar o cenário atual do ramo no Brasil. A segunda parte trata-se de um estudo de caso feito em uma empresa especializada no ramo situada na região de Curitiba-PR. O estudo tem intuito de compreender o funcionamento da empresa estudada e estruturar cenários estratégicos para o setor alimentício em shoppings centers.
Palavras-chaves: fast-food, shoppings centers, planejamento estratégico, gestão empresarial. X CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
08 e 09 de agosto de 2014
1. Introdução
O setor alimentício no Brasil vem sofrendo mudanças significativas de conceito nas últimas décadas. A alimentação deixou de ser suprimento de necessidades físicas e passou a ser um prazer social dividido entre amigos e familiares.
A alimentação, de acordo com Angelina Bulcão Nascimento (2007), é motivada por diversos fatores, quais se mantem em geral distanciados da nutrição e da saúde. Passou a ser mais importante para os consumidores fatores de início e manutenção de relações pessoais e de negócios, distinção de grupo, status social, reconhecimento, interação afetiva, entre outros, do que os componentes nutricionais dos alimentos.
Fichler (1988) defende que o potencial simbólico dos alimentos é decisivo para o censo de identidade. Os padrões alimentares do grupo sustentam uma identidade coletiva e individual. Para
Ribeiro (2012), o homem civilizado come porque sente prazer, portanto rituais alimentares podem ser encontrados em momentos marcantes de sua vida.
Woortmann (2006) diferencia o ato de comer em público