O papel da agricultura familiar na garantia da segurança alimentar dos habitantes do distrito de boane
Dedicatória
Resumo
O sector agrário em Moçambique é constituído essencialmente pelo sector familiar, que pratica uma agricultura de subsistência, a qual depende principalmente das condições climáticas.
Quando se trata da agricultura há que considerar o dual papel que esta desempenha num país em desenvolvimento: o papel dominante e estruturante. Ela é dominante pelo facto de maior parte da população activa estar empregue neste sector (90% das mulheres activas e 70% dos homens activos). É estruturante pois a natureza das actividades agrícolas, tem um papel importante na estruturação do espaço.
O facto do sector agrário em Moçambique, ser constituído essencialmente pelo sector familiar, cria algumas dificuldades, mas também, apresenta uma oportunidade de promover uma estratégia de crescimento a favor dos pobres, enfatizando a necessidade de transformação do sector familiar.
Como forma a compreender o “O Papel da Agricultura na Garantia da Segurança dos Habitantes do Distrito de Boane” fez-se diversas consultas bibliográficas em várias bibliotecas entre outra instituições que tratam deste assunto em Maputo, o material recolhido para auxiliar com a pesquisa centra-se essencialmente no concernente à agricultura familiar e à segurança alimentar em Moçambique, e especificamente no distrito de Boane. Para tal foram consultadas relatórios e obras (publicadas e não publicadas) sobre a situação da agricultura familiar e da segurança alimentar no país e no distrito em questão.
Agradecimentos
Índice
Introdução
Contexto
Grupo Inter-Institucional Sobre Bio-Segurança (GIIBS), 2005. A segurança alimentar está no topo da agenda nacional de Moçambique para o combate contra a pobreza absoluta e pela garantia do desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o desenvolvimento e acesso às novas tecnologias de produção agrícola e alimentar constituem uma importante premissa para o