Leonia Costa 1
Antropologia Urbana e os Desafios da Metropole
José Guilherme Cantor Magnani
Paranavai – PR
2015
Leonia Costa S. Nascimento
RA: 00183272
Antropologia Urbana e os Desafios da Metropole
José Guilherme Cantor Magnani
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Cultural e Sociologia Urbana, ministrada pelo(a) professor(a) Tânia Iglesias, para obtenção de nota parcial do primeiro bimestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavai.
Paranavai – PR
2015
Introdução
O texto resenhado é obra de José Guilherme Magnani, que trata de descrever e analisar alguns aspectos da dinâmica cultural urbana a partir de uma abordagem particular, a da antropologia.
A antropologia Urbana e os Desafios da metropole
José Guilherme Cantor Magnani O texto “A antropologia Urbana e os Desafios da metropole”, o autor José Guilherme Cantor Magnani aborda a obra ao longo de suas 9 páginas que estão divididas em alguns itens. José Guilherme inicia sua primeira parte com uma abordagem sobre a trajetória dos estudos na área da antropologia urbana e discute os principais problemas que propiciam. Destacando tambem no ramo da ciência social o estudo das sociedades e da cultura ocidental. Na segunda parte, o autor menciona uma citação do sociologo Robert Ezra Park, relatando a questão da antropologia em relação os povos primitivos. Nesse aspecto a pesquisa de campo do autor ressalta às voltas com questões e problemas característicos das modernas sociedades urbano-industriais, cujo campo é a cidade: da janela de seu apartamento, não tem diante de si o espetáculo da vida social em sua totalidade, e mesmo que conviva mais intensamente com o grupo que está estudando, nem sempre gasta todo o seu tempo em sua companhia. No mesmo contexto traz a idéia até o presente, a antropologia, a ciência do homem, tem-se preocupado principalmente com o