Ciencia Politica
O pensamento teórico de Max Weber será apresentado por meio de excertos de textos produzidos por autores especializados no tema:
Weber e os neoweberianos
“Além das correntes anteriores, devemos incluir no paradigma do conflito a teoria de Weber e a contribuição dos neoweberianos. Na verdade, Weber é um caso à parte, no sentido de que sua obra tem sido base para ambos os paradigmas de que trata o presente capítulo.
Weber encara a Sociologia como ciência interpretativa, que também investiga valores, embora nem por isto deva estabelecer normas e idéias. Assim, afasta-se de Durkheim e Marx. Alguns pontos mais relevantes de sua obra são:
1. Conceito de burocracia. É um tipo de organização baseado na autoridade legal, isto é, uma forma de autoridade legitimada pela crença na supremacia da lei. Assim, a burocracia apresenta um sistema de regras que rege ações e decisões, de modo a manter a uniformidade de operações e a coordenação das atividades. Os contatos dos funcionários entre si e destes com os clientes deve ter caráter impessoal, assegurando julgamentos racionais. A divisão de trabalho é objetivamente fixada, levando a alto grau de especialização. Com isto, a contratação e promoção dos funcionários é feita com base na competência.
Na sociedade contemporânea inúmeras organizações têm caráter burocrático: sistemas escolares, hospitais, empresas, órgãos governamentais etc. No entanto, não se deve confundir o conceito weberiano de burocracia com a sua concepção vulgar, isto é, de excesso de papéis e de formalismo. A noção vulgar corresponde a um “hipertrofia” da burocracia no sentido de weber.
2. Estratificação social. Weber distinguiu várias dimensões na estratificação social. A primeira é a diferença entre os homens baseada na propriedade e em habilidades que possam ser negociadas como trabalho. Tais diferenças de ordem econômica levam à formação de classes.
A segunda dimensão, a ordem social, é o modo pelo qual o prestígio (ou honra) social é