processos de separa o de misturas
Processos de separação de misturas
Nome:
Turma:
Introdução:
Em algumas situações, a separação dos componentes de uma mistura é necessária na obtenção do sal usado nos alimentos da água do mar, na remoção de impurezas da água em estações de tratamento e outros. Para a execução desses exemplos é necessário o uso de técnicas que separam os componentes de uma mistura.
Vejamos alguns destes processos.
Decantação:
Se você deixar uma mistura de areia e água em repouso, verá que a areia vai se depositando no fundo do recipiente. Este processo é chamado decantação. Para separar a mistura, basta despejar a água em outro recipiente, ou usar um sifão.
A decantação pode ser usada também para separar líquidos de densidades diferentes, como a água e o óleo. Após a decantação usa-se um funil de separação ou de decantação com uma torneira, que é fechada depois que o liquido mais denso é transferido para outro recipiente.
Filtração:
Podemos usar o exemplo do preparo do café. Para separar o pó da parte líquida da mistura, usa-se um coador. O coador funciona como um filtro, retendo as partículas maiores (o pó do café) e deixando passar com a água as substancias do café que ficaram dissolvidas.
No dia a dia costumamos filtrar a água da torneira antes de consumirmos. A vela do filtro retém partículas maiores como barro, ao passo que deixa passar a água com sais minerais e outras partículas muito pequenas.
Esse processo de filtração é usado também em laboratório.
Centrifugação:
A centrífuga é um equipamento capaz de girar em alta velocidade e que pode separar a parte sólida da parte líquida de uma mistura.
A centrifugação pode ser comparada a uma decantação acelerada, e costuma ser usada quando a partícula solida é pouco densa, o que torna a decantação muito lenta.
Assim como na decantação, para concluir a separação, pode-se despejar o líquido que fica por cima ou usar um sifão.
Dissolução fracionada:
A dissolução fracionada consiste