Jornalismo digital.
O trabalho apresentado a seguir, pedido pela professora Fábia Dejavite para a matéria “Conceitos Jornalísticos e Agência de Notícias” abordou o tema “jornalismo digital”.
Para que o resultado fosse satisfatório, nós, integrantes do grupo, com base nas aulas tidas ao longo do semestre e com o auxílio de pesquisas em livros e na internet, desenvolvemos um longo estudo sobre a expansão do jornalismo digital hoje em dia no Brasil e mundo afora.
Para coletar informações e complementar o estudo, visitamos o setor digital da revista “Carta Capital” e do jornal “Folha de S. Paulo” e entrevistamos um funcionário em cada um a fim de conhecer a rotina dentro do departamento online.
O QUE É MÍDIA DIGITAL?
“Nós não temos escolha se devemos ou não usar a mídia social. A questão é a forma como vamos usá-la” Érik Qualman.
O termo –do inglês “media”- presente na sociedade há cerca de nove anos, refere-se a qualquer mídia que utiliza um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação “online” ou “offline”, produções gráficas e conteúdos audiovisuais. Ela se opõe às mídias analógicas, usufruindo assim das vantagens de seu meio, como uma maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos.
Além disso, o conteúdo pode ser reproduzido e reutilizado sem perda de qualidade, o que garante um fluxo de trabalho muito mais dinâmico e multimidiático, favorecendo assim a interdisciplinaridade ou a integração entre os diferentes meios, sendo essa uma característica marcante desse tipo de mídia e processo de trabalho.
Pode-se afirmar que a mídia “online” é ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que nela, dá pra ir além de apenas palavras. A mesma explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais atraente e dinâmica.
A MÍDIA DIGITAL AO REDOR DO MUNDO
O surgimento da internet.
A Internet surgiu em 1968, na época da