jornalismo digital
Ao pensar em era da informação é preciso ter em vista que não somente os dispositivos informativos mudaram, e sim toda sua estrutura em se falando de matérias jornalísticas. A formula que já estava sendo utilizada teve que passar por toda uma reestruturação, não só na parte textual mas também em toda sua estética e estrutura visual como a possibilidade de implementação de vídeos, áudio, fotografias e texto tudo na mesma matéria. Esses novos meios estão causando uma verdadeira revolução na comunicação entre elas, a queda na circulação de jornais impressos. As causas para a redução de leitores são muitas, como apontam Righetti e Quadros (2008), baseados em autores como Meyer (2004) e Boczkowski (2004). Entre eles á redução do hábito de leitura e seu incentivo nas escolas e o principal a concorrência entre meios de comunicação mais atraentes. Pode se dizer que a internet teve papel fundamental na aceleração desse processo, se antes a assinatura de jornais permitiam que o leitor deixasse de ter que ir até a banca mais próxima para pegar o exemplar, a web permitiu que o leitor deixasse sequer de ir até a porta de sua casa para buscar o jornal.
Essa transição tem feito com que os jornalistas incorporem o processo informativo de outra forma, rumo a um modelo que seja mais interativo com o leitor. Mas alem dessa interatividade o que alguns autores (ROCHA, 2000; PALACIOS, 2001b; MIELNICZUK, 2001). Colocam que para eles, as características mais interessantes do Jornalismo online são:
- Instantaneidade.
É muito rápido, fácil e barato inserir ou modificar notícias em formato binário. Apesar disso, algumas falhas podem ser detectadas, principalmente por