Biomecânica
- O propósito do nosso trabalho é demostrar a maquinaria por trás do músculo esquelético durante a atividade física.
- Com Foco no Músculo esquelético que pode ser contraindo voluntariamente, diferente do liso e cardíaco.
- As fibras Musculares são as fontes de produção de força e consequentemente de movimento do nosso corpo. Como isso é possível = As fibras produzem força que são transmitidas via tendão, gerando movimento na articulação e promovendo o movimento.
- O objetivo geral será demostrado o entendimento do sistema músculo tendão para gerar movimento.
A MÁQUINA CONTRÁTIL:
O complexo musculo tendão é formado pelas fibras musculares que juntamente com o comprimento do tendão, se inserem no esqueleto e na extermina do ventre muscular. (Mostrar uma foto para explicação)
- Descrever através de imagens a morfologia muscular. - Dizer que o músculo é recoberto por um tecido conectivo classificados em epimísio que recobre todo o músculo, o perimísio que recobre os feixes musculares e o endomísio recobre as fibras musculares. Esses três servem para proteção do músculo e deixar as fibras musculares firmes e organizadas para potenciar sua ação. (Mostrar Imagem)
- Há uma diferença significativa no número de fibras de um determinado músculo, ex: o gastrocnêmico, tem cerca de um milhão de fibras. (Mostrar imagem). Enquanto o músculo do dedo interósseo dorsal 1 tem 40.00 fibras (citado por Feinstein et al. 1955) ----- Mostra Imagem.
- Um músculo tem 50 uM(micrômetro) de diâmetro. (Dizer que esse tamanho pode ser modificado durante um treinamento de força.)
- Dizer que se seccionar um músculo irá encontra os feixes musculares, onde nesses feixes musculares são formados pelas fibras musculares onde são formadas por várias mio fibrilas, onde esse mio fibrilas é formada por feixes de sarcomeros onde encontra-se as principais proteínas contráteis: os filamentos grossos de miosina e os filamentos finos de actina. Onde esses filamentos estão