Continente Africano
O homem começou a habitar a África nos primeiros anos da era quaternária ou os últimos anos da era terciária. O Norte da África é a região mais antiga do mundo. A civilização egípcia floresceu e inter-relacionou-se com as demais áreas culturais do mundo mediterrâneo.
Durante o século XV os exploradores vindos da Europa chegaram primeiramente no litoral da África Ocidental. Os colonizadores de Portugal, da Espanha, da França, da Inglaterra e dos Países Baixos foram os competidores do novo caminho a fim de ser dominado por meio de feitorias no litoral e portos de embarque para comercializar os escravos.
GEOGRAFIA DO CONTINENTE:
O relevo da África é, em sua maioria, formado por planaltos. É apresentada pelo continente uma altitude média de mais de 750 metros. São encontrados lagos e bacias hidrográficas de maior extensão, das quais podemos citar o rio Nilo, cujo mais importante do continente, sendo o segundo maior em extensão do mundo e demais: Congo, Chade, Níger, Zambeze, Limpopo, Cubango e Orange. Os quatro tipos de clima da África são: equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo. O continente pode ser dividido em cinco regiões principais: Norte da África, África Ocidental, África Centro-ocidental, África Centro-oriental e África Meridional
COMPOSIÇÃO ÉTNICA
A maior parte da população africana é constituída por diferentes povos negros, mas há expressiva quantidade de brancos, que vivem principalmente na porção setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara, por isso mesmo denominada "África Branca“ São principalmente árabes e berberes, A sul do Saara estende-se a chamada "África Negra", povoada por grande variedade de grupos negroides que se diferenciam entre si por diferenças culturais, como as religiões que professam e a grande diversidade de línguas que falam.
PROBLEMAS SÓCIO-ECONÔMICOS
A fome atinge com dureza trinta países, em primeiro lugar aqueles que se localizam nas áreas adjacentes ao deserto