Jornal do clima atps
O clima do Brasil pode ser classificado, em geral como equatorial, tropical e subtropical, mas dentro do território brasileiro há muitas diferenças quanto ao clima em mesmas regiões. Para um estudo mais preciso do clima do Brasil é necessária uma classificação mais especifica. O clima brasileiro sofre influência de diversos fatores, os quais são: altitude, latitude, continentalidade, as temperaturas, a umidade e principalmente as massas climáticas. Esses fatores combinados determinam os climas do Brasil.Na visão global, o Brasil está localizado em duas áreas climáticas: 92% do território esta acima do trópico de capricórnio, sendo então da zona tropical, apenas a região Sul e o sul de São Paulo se localiza na zona temperada.Mostraremos agora os principais tipos de climas em nosso país.
CLIMA TROPICAL: É o clima mais típico do Brasil, compreendendo as áreas do nordeste, centro-oeste e sudeste. Caracteriza-se por temperaturas médias anuais em torno de 18% e uma nítida alternância entre estação seca e chuvosa. Durante a estação seca esse clima é influenciado pelas massas equatoriais continentais e tropicais atlânticas e no inverno pela massa polar atlântica e tropical continental.Outro fator marcante do Brasil é seu grande e extenso litoral, tornando assim um país bastante úmido. Ou seja, basicamente o Brasil é um país quente e úmido, mas logicamente nem todos os lugares do território nacional é assim.
CLIMA LITORÂNEO ÚMIDO: Compreende a faixa costeira do Brasil (costa do nordeste ao sudeste), determinado pela massa tropical atlântica. As principais características desse tipo de clima são chuvas concentradas no inverno, com índices pluviométricos em torno de 1500 mm a 2000 mm. Podemos destacar ainda os dois tipos de chuvas que ocorrem nesse clima: as chuvas orográficas, quando ocorre o encontro da massa tropical atlântica com o planalto da Borborema e as serras da Mantiqueira e do Mar e também as chuvas frontais quando ocorre o encontro das massas