Ciencia politica caso concreto 7
Disciplina: Ciência Politica
Plano de aula 7:
Caso concreto 1: República. Heródoto, na sua História (Livro III, §§ 80-82), narra uma célebre discussão que teria ocorrido entre três persas – Otanes, Megabises e Dario – sobre a melhor forma de governo a adotar depois da morte de Cambises. O episódio teria ocorrido na segunda metade do século VI antes de Cristo. Esta passagem nos mostra o grau de desenvolvimento do pensamento dos gregos sobre a política um século antes da grande sistematização teórica de Platão e Aristóteles (no século IV) sobre as tipologias “clássicas” das formas de governo. Como observamos, o tema é de extrema importância para o estudo da Teoria Geral do Estado. Pergunta-se: a) Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles? O pensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?
R: Aristóteles analisou o tema dos regimes, que na sua aparência, gerava um valor, pressuposto na base social da cidade grega. As três modalidades politicas das cidades gregas eram monarquia, aristocracia e democracia. Segundo o número de detentores do poder soberano, era muito simples e fácil identificar os tipos de governo, porém a espécie de análise criava problemas com os três regimes, pois tais fossem para empregar uma expressão mais atual a política, de certa forma da sociedade. Montesquieu considerava democracia e aristocracia, pois Aristóteles classificava dois tipos distintos de modalidades, sendo eles de um mesmo regime chamado republicano que distinguia essa monarquia. Segundo Montesquieu, Aristóteles não conhecia a natureza da monarquia, que tal fato explicava o porquê da monarquia.
Caso Concreto 2: O pensamento de Maquiavel sobre as formas de Governo.
O pensamento de Maquiavel teve grande importância para o estudo do Estado, mormente no que diz respeito aos pressupostos sobre os quais funda as sociedades políticas, a saber, a teoria da divisão constitutiva do corpo político. A síntese destes