john dewey
UNAÍ-MG
ASPECTOS BIOPSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOHN DEWEY
Março
2014
INTRODUÇÃO
Neste contaremos a grande história de um dos maiores filósofos existentes. Suas realizações, seus idéais, suas descobertas e o longo caminho que teve mantendo suas idéias sobre educação e em que ele acreditava. Nos aprofundamos em sua história para delatar sua vida neste trabalho. John Dewey foi um filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano que defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumento para a manutenção emocional e intelectual das crianças. É o nome mais célebre da corrente filósofica que ficou conhecida como pragmatismo.
DESENVOLVIMENTO
Biografia John Dewey (Burlington, Vermont, 20 de Outubro de 1859 — 1 de Junho de 1952) foi um filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano. É considerado o expoente máximo da escola progressiva americana Graduou-se pela Universidade de Vermont em 1879 e exerceu as funções de professor do secundário durante dois anos, tempo em que desenvolveu um profundo interesse por Filosofia. Em setembro de 1882, deixou o ensino e retomou os estudos de Filosofia na Universidade Johns Hopkins, onde obteve o doutoramento.
Dewey exerceu a função de professor de Filosofia na Universidade de Michigan, onde ensinou a partir de setembro de 1884. Três anos mais tarde (1887), publicava o seu primeiro livro, Psychology, onde propunha um sistema filosófico que conjugava o estudo científico da psicologia com a filosofia idealista alemã. Esse livro foi importante para o passo seguinte da carreira de Dewey: o cargo de professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota, que assumiu em 1888. Porém, no ano seguinte, após a morte súbita do seu mentor, George Morris, regressou à Universidade de Michigan para se