John dewey
FMF – FACULDADE MARTHA FALCÃO
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JOHN DEWEY
ANA CLÁUDIA SOUZA DA SILVA
Manaus
2011
ANA CLÁUDIA SOUZA DA SILVA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO JOHN DAWEY
Trabalho apresentado ao IESA – Instituto de Ensino Superior da Amazônia – FMF – Faculdade Martha Falcão, como requisito parcial para a obtenção de nota na Disciplina Sociologia da Educação, realizado sob a orientação do Prof.ª Maria do Carmo.
Manaus 2011 INTRODUÇÃO .
Este trabalho tem como objetivo apresentar a Biografia e contribuições do filosofo psicólogo e pedagogo norte-americano John Dewey, para a educação, psicologia, filosofia, artes dentre outras contribuições; seus conceitos, projetos, frases, criticas e etc. John Dewey revolucionou o país e o mundo com seus conceitos. O trabalho o apresenta de forma clara e objetiva mostrando algumas situações de sua vida, destacando apenas suas principais contribuições e algumas de suas obras publicadas.
Biografia
Dewey foi um filosofo psicólogo e pedagogo norte-americano nascido em Burlington-Vermont, no dia 20 de outubro de 1859 e morreu aos 93 anos no dia 1ª de junho de 1952 Graduou-se pela Universidade do Vermont em 1879 e exerceu as funções de professor do secundário durante dois anos, tempo em que desenvolveu um profundo interesse por Filosofia. Em Setembro de 1882 deixou o ensino e retornou à universidade para estudar Filosofia, na Universidade Johns Hopkins, onde obteve o doutoramento. Dewey exerceu a função de professor de Filosofia na Universidade de Michigan, onde ensinou a partir de Setembro de 1884. Três anos mais tarde (1887), publicava o seu primeiro livro, Psychology, onde propunha um sistema filosófico que conjugava a estudo científico da psicologia com a filosofia idealista alemã. Esse livro foi importante para o passo seguinte da carreira de Dewey: o cargo de