John dewey
RESUMO
Este trabalho objetivou um estudo detalhado sobre John Dewey, o qual serve como referência para muitos teóricos e professores da atualidade. Defende que ao experimentar o aluno envolve-se em uma educação diferenciada do que julgamos ser a educação nos moldes tradicionais e, ao mesmo tempo vivencia o proceso educativo de forma participativa.
Palavras-chave: Filósofo; Educação; Experiência; Democracia.
1 INTRODUÇÃO Filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças. John Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como Pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. Com relação à Pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento físico, emocional e intelectual.
2 BIOGRAFIA DE JOHN DEWEY
John Dewey nasceu em Burlington em 1859. Graduou-se em 1879, na universidade de Vermont e Doutorou-se em Filosofia no ano de 1882.
Foi professor Secundário por três anos e professor de Filosofia em Michigan em 1884. É um dos fundadores da escola filosófica chamada Pragmatismo.
Criou uma universidade exílio para acolher estudantes perseguidos de países de regime totalitário. Principais obras: Psicologia (1887); Meu credo pedagógico (1897); A escola e a criança (1898); A escola e a sociedade (1899); Experiência e Educação (1938). Ao longo da sua vida participou na elaboração de 40 livros, apresentou mais de 700 artigos Dewey e manteve-se comprometido na defesa de uma sociedade intencionalmente progressista. Morreu em Nova York em 1952.
3 CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO E O TRABALHO EM SALA DE AULA