JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
Disciplina: História da Educação e da Pedagogia
ATPS: Atividades Práticas Supervisionadas
Professora: Patrícia
Jacareí – SP
2015
CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina: História da Educação e da Pedagogia
Elaine Cristina Ragazini de Souza RA: 9896546733
ATPS: Atividades Práticas Supervisionadas
Professora: Patrícia
Jacareí – SP
2015
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
(1746- 1827)
Por seus grandiosos conjuntos de obras, ficou conhecido como “O Educador da Humanidade”. Após a morte de seu pai, viveu com sua mãe e seus três irmãos, passando por inúmeras dificuldades, aos quatro anos de idade já tinha sua personalidade formada, formou-se em um homem cuja preocupação voltava-se para os que mais precisavam. Embora fosse ainda estudante, o que predominava ainda mais o interesse pelos necessitados, sempre foi participativo em agitar reforma política e social.
Em 1774, no rumo de sua particularidade, criou um orfanato, onde seu objetivo era desenvolver técnica de comercio e agricultura, anos depois veio o fracasso, mesmo com a decepção, transformou o fracasso em um projeto agrícola cujo nome foi “Instituto Filantrópico”, para atender crianças que não possuía posse, infelizmente não obteve resultado.
Pestalozzi foi persistente em concretizar seu sonho, quando a cidade de Stans sofreu violentamente a “Invasão Napoleônica em 1798”, onde vários habitantes foram massacrados, ele agrupou as crianças desabrigadas e passou a tratar delas diante de condições incertas. Cativado com idéias de “Jean Jacques-Rousseau”, era nítido para ele que a educação transformava totalmente o desenvolvimento da pessoa, tanto no físico, moral e intelectual, cujas características se encontravam nas crianças, onde as mesmas devem ser encorajadas dentro do próprio lar. “A escola deve ser continuação do lar. É no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social”
Para Pestalozzi o