JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
Johann Heinrich Pestalozzi, nasceu em Zurich, Suíça, no ano de 1746. Seu Pai faleceu quando ele tinha (4) quatro anos de idade, sendo assim sua mãe assumiu total responsabilidade juntamente com mais três filhos. Pelo fato de terem passado muitas dificuldades isto fez com que Pestalozzi se tornasse Omã pessoa humanista, tal situação fez dele um homem sensível e sonhador.
Pestalozzi ainda quando estudante demonstrou grande interesse pelas pessoas desabrigadas e estava sempre envolvido nos movimentos políticos e sociais.
Em 1774 um dos projetos criado por Pestalozzi foi à fundação de seu orfanato, com objetivo de ensinar agricultura e comercio. O seu segundo projeto foi um instituto filantrópico com a intenção de abrigar crianças abandonadas/desabrigadas, porém, os dois projetos fracassaram. Mas nenhum desses fracassos fez com que ele desistisse.
Era influenciado e defendia Rousseau, e em uma de suas obras reconhece em
Rousseau o centro do movimento em torno de outra visão.
Em uma de suas obras mostra outra visão sobre a educação baseada em Rousseau, colocou as idéias do mesmo em prática. Para ele a educação deveria fazer com que as crianças tivessem acesso ao saber de tal forma que se formassem espíritos livres, liberados pelo conhecimento. Seus métodos eram divididos em vários eixos na educação: intelectual (cabeça), físico
(mão) e moral (coração).E o método de estudo deveria reduzir-se em três elementos mais simples: som, forma e números. Uma escola especializada para deficientes e órfãos, técnicas são aplicadas, experimentadas e aperfeiçoada, constituindo-se em um verdadeiro laboratório pedagógico. Democratiza a educação para todas as crianças, pois assim elas vão desenvolver as habilidades dadas por Deus.
O método Pestalozzi trabalha com alguns princípios básicos, de que toda aprendizagem passa pelos sentidos e é necessário reforçar a aprendizagem através de exercícios e deve-se considerar o processo de aprendizagem, dando para colocar