Johann heinrich pestalozzi
DISCIPLINA: Infância e Educação Infantil
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
ASPECTOS HISTÓRICOS E BIOGRÁFICOS
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827), educador suíço, nasceu em Zurique. Desde os tempos de estudante participou de movimentos de reforma política e social. Pestalozzi viveu em uma época bastante conturbada marcada por grandes guerras, como a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e as guerras napoleônicas esse período passou a ser conhecido como “Era das Revoluções”. Em 1774, fundou um orfanato onde tentou ensinar rudimentos de agricultura e de comércio, iniciativa que fracassou poucos anos depois.
Publicou um romance em quatro volumes, bastante lido na época, intitulado Leonardo e Gertrudes, no qual delineava suas ideias sobre a reforma política, moral e social. Quando a cidade de Stans foi tomada durante a invasão Napoleônica de 1798, Pestalozzi reuniu algumas crianças abandonadas e passou a cuidar delas nas mais difíceis condições.
Em 1805, fundou o famoso internato de Yverdon, que durante seus vinte anos de funcionamento foi frequentado por estudantes de todos os países da Europa. O currículo adotado dava ênfase dos alunos, apresentava-se no início objetos simples para chegar aos mais complexos; partia-se do conhecido para o desconhecido, do decreto para o abstrato, do particular para o geral. Por isso, Yverdon eram desenho, escrito, canto, educação física, modelagem, cartografia e excursões ao ar livre.
Educadores de todo o mundo adotaram o método de Pestalozzi e difundiram suas ideias na Europa e na obra, cuja influência sobre a educação prussiana foi grande. Pestalozzi faleceu na Suíça.
Em decorrência do que chamou “Era das Revoluções” que se compreende da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, a sociedade europeia passou por profundas transformações políticas, econômicas e sociais. A instituição escolar, diante dessa realidade, começa a passar por várias modificações, passando a ter uma