O Que A Empresa Fez Esta Fazendo
Rio de Janeiro
A empresa BRF, dona da marca de leite Elegê, reconheceu problemas que comprometeram a qualidade de 280 mil litros do alimento fabricados em três datas, entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. A companhia assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac), em reunião com a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, se comprometendo a realizar a troca e recolhimento do produto.
O leite desnatado produzido nos dias 31 de dezembro e 8 e 14 de janeiro foram afetados pelo problema. Os consumidores que compraram o produto produzido nestas datas poderão realizar a troca a partir de quarta-feira (26).
O Termo de Ajustamento de Conduta prevê ainda que a Elegê apresente até o fim de abril laudos de laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura de toda a produção de leite nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. A empresa deverá recolher R$ 150 mil para o Fundo de Defesa do Consumidor, que serão revertidos em ações de fiscalização e educação sobre o consumo.
O leite da Elegê, já em condições adequadas de consumo, deverá voltar a ser vendido a partir desta terça-feira (25), segundo o acordo. O Procon Carioca suspendeu preventivamente a venda do produto no Rio na quinta-feira (20), após clientes denunciarem ter se sentido mal após ingerir o alimento. Caso a empresa não cumpra o Tac, a multa diária é de R$ 5 mil.
G1 – reportagem do dia 24/03/2014 - 18:03.
( http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/elege-reconhece-falhas-fara-trocas-e-leite-volta-venda-nesta-terca-no-rj.html )
Rato
A BRF, que é responsável pela marca Elegê, divulgou nesta quarta-feira (10) uma nota à imprensa sobre o fato de uma consumidora da cidade gaúcha de Crissiumal ter encontrado no último sábado um rato dentro de uma caixa de leite. As principais informações são de que a tecnologia empregada inviabiliza esta hipótese e que a empresa acompanha todo o fato junto às autoridades, além de que vai tomar as