JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
CAMPUS UBERABA
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
Jéssica Antonelli
Uberaba/2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
CAMPUS UBERABA
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
Jéssica Antonelli
Uberaba/2013
INTRODUÇÃO
Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, na Suíça, em 12 de janeiro de 1746. Considerado por muitos como o “pai dos homens pobres”, teve sua primeira experiência educativa acolhendo crianças pobres da vizinhança, em 1970. Criou uma empresa chamada Neuhof, na qual as crianças deveriam trabalhar na fiação e tecelagem de algodão e o produto de seu trabalho serviria para financiar sua formação. Tratava-se de uma empresa educativa completamente original, rompendo com o sistema educativo de sua cidade, que apesar de ser considerado um dos melhores da época, estava comprometido com um regime político que reservava os direitos essenciais aos habitantes da cidade.
A empresa Neuhof foi movida pelo seu sonho de refazer uma humanidade autônoma e distante da civilização urbana, rompendo o vínculo com a natureza agrícola. Com isso, obteve dois objetivos simultaneamente: introduzir as crianças na racionalidade econômica e contribuir para que cada uma delas desenvolvesse sua personalidade autônoma em uma sociedade de liberdade e responsabilidade.
Porém, a experiência pedagógico-industrial enfrentou dificuldades insustentáveis, falindo em 1780. Pestalozzi foi acusado de buscar em primeiro lugar seu próprio interesse, já que ele se via forçado a impor a essas crianças as exigências da rentabilidade.
Apesar de ter seu sonho filantrópico frustrado, Pestalozzi não desiste de seus objetivos e tenta uma nova experiência em Stans, em 1799. Nessa transição, nasce um novo tipo de homem, que se definirá como “o educador”.
Pestalozzi reconhece seu erro em Neuhof e o vê como uma confiança