Johann Heinrich Pestalozzi
Seu pai morreu quando ainda era criança, foi criado pela mãe, sua família empobreceu. As dificuldades para sobreviver fortaleceram sua alma ainda na infância. Ele conheceu de perto o preconceito social e teve de lutar muito para se tornar conhecido numa sociedade dividida entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres. Durante esse período recebeu orientação religiosa protestante. Na Universidade fez parte de um grupo de reformistas. Gastou parte de sua juventude nas lutas políticas mas, em 1781, com a morte do amigo e político, abandonou o partido para dedicar-se à causa da educação.
Fez de sua casa na fazenda uma escola. Com a invasão francesa da Suíça em 1798 Pestalozzi reuniu crianças que vagavam às margens do Lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo num convento abandonado, e gastou suas energias educando-os. Durante o inverno cuidava delas pessoalmente com extremada devoção mas, em junho de 1799, o edifício foi requisitado pelo invasor francês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos.
Pertalozzi seguiu seu trabalho continuamente. Foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, é uma referência. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo.
"A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade."
Johann Heinrich Pestalozzi
Friedrich Fröbel
Friedrich Wilhelm August Fröbel foi um pedagogo alemão com raízes na escola Pestalozzi. Foi o fundador do primeiro jardim de infância
21 de abril de1782+21 julho de 1852
De uma família protestante Frobel tinha um espírito religioso que desejava falar o que acontecia no seu interior: sua união com Deus.
• o educando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro