jogos e matematica
INTRODUÇÃO
O presente projeto busca destacar atividades lúdicas no âmbito escolar, aplicadas por três alunos do PIBID. (Programa de Iniciação a Docência), do subprojeto do curso de pedagogia cujo foco central é a “alfabetização Matemática”. A participação dos bolsistas ocorre em forma de auxilio aos professores regentes. O trabalho foi realizado em conjunto entre os bolsistas do PIBID, o coordenador do subprojeto e as professoras regentes.
Considerando a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a dificuldade de trabalhar em conjunto o cognitivo, o lúdico e o social, buscamos expor algumas considerações sobre a formação desses conceitos. Assim, tomamos como objeto de estudo, a construção do raciocínio lógico-matemático determinado pelo domínio afetivo.
A criança muito cedo entra em contato com os números em sua vida cotidiana, no convívio familiar, nos jogos e brincadeiras, ela vê números expressos em toda parte, tais como o calendário, o telefone, o número de sua casa, numeração de calçados e roupas, números escritos em caixas de produtos alimentícios, entre tantas outras formas de expressão escrita do número. Existem, ainda, formas de número que podem ser faladas, como as expressas na idade, no peso, no horário, no preço, entre outras. Essas formas estimulam a construção de esquemas para representação desses números, com isso cria-se um conhecimento estabelecido de acordo com aquilo que ela vivencia no seu cotidiano. Entretanto não houve a construção real do número. Muitas vezes nos interrogamos como a criança constrói o conhecimento lógico-matemático? Que conhecimento utiliza na elaboração do conceito matemático? Sabemos que a criança resolve situações matemáticas por meio da linguagem oral, desenvolvendo ações práticas que foram criadas no meio social e no convívio familiar.
Quando a criança entra para a escola, ela desenvolve outros processos, que envolvem o espaço, as noções de