Introdução à teoria geral da administração
Disciplina: Teorias da Administração
1º módulo – 2º semestre de 2013
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Campus, 2000. 6ª edição
1) Em que aspectos a análise do trabalho e os estudos dos tempos e movimentos serviram de base para o trabalho de Taylor?
2) O que é a divisão do trabalho e a especialização do operário?
3) Qual a diferença entre o foco de análise de Taylor e Fayol? Explique.
4) Quais são as funções básicas da empresa para Fayol?
5) Comente o conceito de administração para Fayol e a função administrativa?
1- Eliminação de desperdício de esforço humano e de movimentos inúteis; racionalização da seleção e adaptação dos operários a tarefa; facilidade no treinamento dos operários e melhoria da eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades; distribuição uniforme do trabalho para eliminar falta ou excesso de trabalho; base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção.
2- Cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa para ajustar-se aos padrões e as normas de desempenho definidas pelo método.
A divisão do trabalho:
Um operário desempenha a tarefa total;
Vários operários desempenham em paralelo partes da tarefa;
Vários operários desempenham em série partes da tarefa total.
3- Taylor procurou aplicar nas operaçõesmanuais os mesmos princípios que os projetistas aplicava as operações das máquinas no sec. XIV. Portanto, identificavao trabalhoa ser feito de decompunha-o em suas operações individuais, definia a maneira certa de analisar cada operação e finalmente reunia as operações na sequência que permitia fazê-lo mais rapidamente e com maior economia e tempo e movimento. Fayol por sua vez, definiu os princípios gerais de administração sistematizando-os sem muita originalidade, porquanto os coletou diversos autores de sua época. Fayol adota a denominação princípio,