Introdução à teoria geral da administração
A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando em que ela seja aplicada.
1.1 Organizações
Todas as instituições que compõem a sociedade moderna não vivem ao acaso. Elas precisam ser administradas. Essas instituições são chamadas organizações. Todas as organizações são constituídas de: recursos humanos e recursos não humanos, isto é, recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos, entre outros. Toda produção de bens e serviços é realizada dentro de organizações.
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: de tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes.
Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.
1.1.1 O que é uma organização
O conceito de organização é muito diversificado, dependendo não só do autor que a estuda, da época em que o autor viveu e como ele a estudou, como também dos objetivos pelos quais a organização foi concebida.
Por exemplo: para O´Brien (1994), organização é um sistema sociotécnico; para Alter (1992), as organizações são sistemas próprios, um conjunto de componentes que interagem e que operam com vistas a alcançar alguns objetivos.
Como não é nosso objetivo aprofundar o estudo das organizações nesse curso, vamos considerar a seguinte definição:
Organizações são entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos e metodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na busca e consecução de objetivos junto à sociedade. Relembrando: as organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes.
Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.
1.1.2 Tipos de organizações