INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CAPITULO 1: A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS (DELINEANDO O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO)
A Administração forma uma importante atividade em nossa sociedade baseada no esforço conjunto do homem através das organizações. O objetivo da Administração é conseguir coisas por meio das pessoas, visando melhores resultados com eficiência e eficácia, dirigindo os esforços dos grupos organizados, ou seja, é a atividade organizacional. Inicialmente, seu foco era simplesmente a atividade fabril mais no decorrer do tempo se estendeu às empresas industriais e, depois, às organizações humanas, envolvendo a interação entre as organizações e seus ambientes.
O teor da Administração pode variar de acordo com as seguintes teorias: Científica (aborda os métodos e processos de trabalho de cada operário); Teoria Clássica (envolve previsão, organização, direção, coordenação e controle do trabalho realizado); Teoria das Relações Humanas (aborda a busca por melhores resultados através de condições que permitam a integração nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais). Na sociedade moderna a Administração tornou-se indispensável, pois em uma sociedade ou organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração contribui para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas.
CAPÍTULO 2: ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO (PREPARANDO AS CONDIÇÕES PARA A MODERNA EMPRESA)
Ao longo da história sempre existiu alguma forma de administração sendo ela simples ou não. O desenvolvimento das teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século 19, acelerando-se a partir do início do século 20, e sofreu influências de filósofos, tais como Sócrates, Platão, Aristóteles, Bacon e Descartes. A organização eclesiástica da Igreja Católica também influenciou profundamente o pensamento