Introdução à teoria geral da administração
Aluno: Eduardo R. L. Caiado
Introdução à teoria geral da administração
Cap.3
Trabalho escrito para avaliação na disciplina de Fundamentos da administração, da faculdade IBMR ministrado pelo professor Agostinho.
A obra de Taylor
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, fazia parte da família Quaker que era rígida na disciplina e poupança. Começou sua vida profissional sendo operário, subindo de cargo ate chegar a engenheiro, formado na Stevens Institute. Na época o trabalho era pago por peça ou tarefa chamando a atenção de Taylor que percebeu que este sistema de pagamento não era um dos melhores. Pensou que quando um operário é capaz de produzir uma grande quantidade percebe que outro operário menos produtivo ganha o mesmo, se sente desmotivado e passa a produzir menos. Daí surgi a necessidade de criar condições de pagar mais a quem produz mais.
Taylor começou a aprofundar seus estudos sobre administração geral e passou a denominar suas descobertas e praticas de Administração Científica como citado no paragrafo acima. Para melhor aplicação de suas teorias achou coerente a racionalização do trabalho operário, acompanhado de uma estrutura geral. Tendo em vista que na época os operários produziam muito menos do que eram capazes. Todas teorias feitas por ele eram meramente respeitosas tanto com os patrões como com os operários evitando mudanças bruscas.
A administração como ciência
Uma das palavras chaves para o sucesso já dizia Taylor era ter organização, dividindo o trabalho de forma planejada a buscar o máximo de agrado. A ciência administrativa buscava uma serie de obrigações que reunidas levavam ao sucesso, mas também não abandonava as maquinas que eram vistas como vantagem por tal ciência, buscando padronizar a junção operário, maquina e patrão.
A organização do trabalho
A organização do trabalho e de extrema importância na administração para Taylor, e sempre