Jogos e brincadeiras na educação infantil
A alfabetização é de extrema importância para o sucesso escolar da criança, desta forma compreender como o processo ocorre e de que forma a criança alcança êxito no processo é importante. Associar a brincadeira ao processo de alfabetização fazer com que a criança adote a ludicidade que já é presente em seu contexto pode trazer benefícios na alfabetização.
A aprendizagem deve ser um processo contínuo, o qual deve ser realizado sem um modelo pré-estabelecido, uma vez que a criança passa por momentos diferentes de aprendizado.
Quando a criança brinca exercita as suas potencialidades, ativa-se, portanto, o funcionamento do pensamento. Todo aprendizado que o brincar permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua vida. E por isso buscar informações a respeito da importância da brincadeira no processo de alfabetização pode vir a contribuir para que ocorra um entendimento no assunto e assim estabelecer as relações entre a brincadeira, à alfabetização e a criança.
1.2 - JUSTIFICATIVA
Brincar faz parte do universo da criança, mas é pouco utilizado nas instituições escolares, pois há um distanciamento entre o pedagógico e o lúdico. Os jogos e brincadeiras são considerados como um processo a parte da educação, causados pela acomodação dos professores e ou pela falta de conhecimento da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança.
Os jogos e brincadeiras sofreram transformações através dos tempos, mas o prazer de brincar não mudou.
Do ponto de vista histórico, a análise do jogo é feita a partir da imagem da criança presente no cotidiano de uma determinada época. O lugar da criança ocupa num contexto social específico, a educação a que está submetida e o conjunto de relações sociais que mantém com personagens do seu mundo, tudo isto permite compreender melhor o cotidiano infantil – é nesse cotidiano que se forma a imagem da criança e do seu brincar. (KISHIMOTO. 2006, p.7).
Questiona-se: Quais