JOGOS MATEMÁTICOS
CONCEITOS MATEMÁTICOS
Anne Andressa Eduardo Quadros da Silva2
RESUMO
O presente artigo busca analisar os processos de aprendizagem matemática, utilizando jogos e brincadeiras matemáticas como estratégia adotada para tornar mais significativas e prazerosas as aulas dessa disciplina. Os jogos podem ser para os alunos um recurso fundamental para que passem a entender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática, na apropriação dos diferentes conteúdos, superando a utilização de cansativos exercícios de fixação, cujo objetivo era a memorização de fórmulas e dados, permitindo também a vivência de situações-problema que contribuem para a introdução da linguagem matemática que, gradativamente, incorpora-se ao seu vocabulário, bem como o papel do professor na preparação, organização de tempo e espaço, na participação, e na construção de saberes lógicos-matemáticos. Os jogos matemáticos devem estar direcionado tanto para o professor com para o aluno, permitindo assim presença do lúdico na escola não apenas como sinônimo de recreação e entreterimento, mas como uma ferramenta de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Matemáticos, Lúdico na Educação, Educação Matemática
________________________________________
1; Professora de Ensino Fundamental da Rede Pública e aluna do Curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física.
2Licenciatura em Matemática, (PUCPR) Bacharelado em Matemática(PUCPR), Especialista em Didática do Ensino Superior (PUCPR), Mestrado em Educação (PUCPR), Doutorado em Engenharia Florestal (UFPR), orientador de TCC do Grupo Uninter.
INTRODUÇÃO
No decorrer do desenvolvimento da criança observa-se que ela constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostas pela complexidade de situações da sociedade e, considerando ainda