trabalho
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Grasielle Cabral
Abordagem sobre a Organização Internacional do Trabalho e sobre as convenções já ratificadas pelo Brasil
FORTALEZA
2013
Grasielle Cabral
Abordagem sobre a Organização Internacional do Trabalho e sobre as convenções já ratificadas pelo Brasil
Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia da Pesquisa relacionado ao curso de Engenharia de produção da Faculdade Nordeste.
Orientador: Prof. Samuel Antonio Miranda de Sousa.
FORTALEZA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA E DELIMITAÇÃO 4
1.2 PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 7
2.1 OBJETIVO GERAL 7
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
3 JUSTIFICATIVA 8
4 REVISÃO DA LITERATURA 9
5 METODOLOGIA 10
6 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXOS 13
INTRODUÇÃO
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) funda-se no princípio da paz universal e permanente. Fonte de importantes conquistas sociais que caracterizam a sociedade industrial, a OIT é a estrutura internacional que torna possível abordar estas questões e buscar soluções que permitam a melhoria das condições de trabalho no mundo.
No Brasil já foram ratificadas cerca de 80 convençoes. O Brasil vem se destacando internacionalmente por ser considerado uma grande potência em desenvolvimento. Com esse crescimento, há também o aumento de empregos e assim de trabalhadores. O Brasil é um dos países que caminha há bastante tempo com a Organização Internacional do Trabalho, aderindo há suas convenções, criando políticas de trabalho descente e prevenção à saúde do trabalhador. Mas nada adianta a adesão de recomendações e convenções se estas não são postas em prática com normas bem determinadas na legislação judiciária do próprio país. Este trabalho tem o objetivo orientar sobre a Organização Internacional do Trabalho e como suas convenções e recomendações são efetivamente postas em prática no Brasil,