A catedral Gótica - otto simson
Não há, na verdade, muitos livros que abordam a catedral gótica como um todo, no entanto há uma panóplia interminável de obras que tratam sobre os aspetos particulares da arquitetura e as suas respetivas funções.
Esta obra de Otto von Simon olha para a catedral gótica a partir de muitos pontos de vista diferentes – a arquitetura, o valor artístico, espiritual, valor econômico e influência, funcional e preocupações práticas. "A catedral", como Simson escreveu no prefácio, "foi concebida como uma imagem, e foi concebida para ser entendido como um só." Simson é direto na sua admiração do estilo gótico, caracterizando a arquitetura gótica como "talvez a conquista mais criativa na história da arquitetura ocidental". Na verdade, é difícil encontrar rivais para esta reivindicação.
A catedral gótica, de acordo com Simson, é a representação terrena da realidade sobrenatural. É uma manifestação física das ideias teológicas e aspirações da Idade Média.
Simson destaca muitos dos aspetos da arquitetura gótica, incluindo o uso da luz de maneiras novas e incomparáveis, e da relação entre estrutura e aparência. Os Vitrais, de acordo com Simson não são "estruturalmente e esteticamente simples aberturas na parede para deixar passar a luz, são sim paredes transparentes." O Gótico também aproveitou os avanços da engenharia e dos materiais de construção para enfatizar a verticalidade e foi muito além das anteriores formas arquitetónicas.