Jogos ludicos na educação
A pesquisa que será apresentada tem como principal finalidade estudar e demonstrar a importância da utilização dos jogos lúdicos na aprendizagem e desenvolvimento da criança, apontando em que o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, da criatividade, concentração e do raciocínio lógico. O tema foi escolhido observando que a criança pode aprender brincando e tem mais prazer em aprender e adquiri suporte na construção de sua personalidade.
Problema de Pesquisa
Os jogos lúdicos auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança?
Hipótese
Através dos jogos a criança desenvolve, a criatividade, o raciocínio lógico e a concentração.
Objetivo Geral
Verificar a importância dos jogos lúdicos para o aprendizado da criança.
Objetivos Específicos
Compreender e escolher os jogos de acordo com a idade da criança. Verificar como a criança pode desenvolver a criatividade, socialização, memorização, imaginação, conhecimento e amadurecimento. Compreender o significado dos jogos para a educação.
Referêncial Teórico
A utilização de jogos, brincadeiras, e a ludicidade como um todo, está sempre presente na vida do ser humano desde o início da história da civilização humana. Há relatos que na Grécia antiga, assim como na idade média já havia o uso de jogos. Naquela época e durante muito tempo, as atividades lúdicas eram vistas apenas como sinônimo de jogo e entretenimento, possuindo uma característica de algo que não era levado muito a sério. Tempos depois o lúdico começou a ser utilizado como um forte instrumento da educação. Utilizar as atividades lúdicas na educação não significa apenas brincar e sim desenvolver nas crianças a consciência, criatividade, criticidade e torna-las aptas a escolherem os conteúdos interessantes que desejam estudar.
(...) desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois