Educação e educação especial
Trabalho
De
Política Social Setorial IV (Educação/Educação Especial)
Muriaé-MG
02 de Setembro de 2011
Curso de Bacharelado em Serviço Social
Política Social Setorial IV (Educação/Educação Especial)
Trabalho apresentado á unidade de ensino Política Social Setorial IV (Educação/Educação Especial) do curso de Serviço Social da Faculdade de Minas – FAMINAS, como requisito parcial a sua integralização.
Prof(a).:
Acadêmicos:________________________________________________________
__________________________________________________________________Período: 6ºTurma: A
Muriaé-MG
02 de Setembro de 2011
1-Quando surge a necessidade da escola? Por quê?
R- A instituição escolar não existiu sempre, e sua natureza e importância variam no tempo, dependendo das necessidades socioeconômicas dos grupos em que esteve inserida.
Nas sociedades primitivas não há escolas, e a educação é exercida pelo conjunto dos membros que as constituem. Quando a produção dos bens ultrapassa o necessário para o consumo imediato, fazendo surgir os excedentes, a estrutura da sociedade também se altera, e as divisões de tarefas tendem a acentuar as diferenças sociais. O saber, que na tribo era coletivo, torna-se privilégio do segmento mais rico, constituindo uma forma de fortalecimento do poder. Surgindo assim a necessidade da escola como instrumento de transmissão do saber acumulado, embora restrito a alguns.
2-Por que a industrialização e a urbanização exigiram uma mudança da escola?
R-Porque quando os primeiros colégios foram fundados nos séculos XVI e XVII pelas organizações religiosas, tinham como objetivo absorver a disponibilidades de tempo da criança, restringindo sua convivência aos colegas de mesma faixa etária.
De modo que a educação tinha o objetivo de disciplinar a criança e inculcar-lhe regras de conduta. Para melhor submetê-las aos rigores da hierarquia, ou seja, uma maneira de controlar seus impulsos naturais e lhe