Movimento sionista
Um movimento nacionalista judaica, sionismo foi responsável pela criação do estado moderno de Israel como a pátria judaica. Embora geralmente atribuída a Theodor Herzl século 19 e outros grupos, sionismo remonta ao início da diáspora judaica, o Exílio babilônico do século 6o BC.
As Lamentações de Jeremias fala do Salmo 137 e os exilados judeus' saudade de Sião (Jerusalém).
História Judaica durante a diáspora foi marcado pelo surgimento de uma sucessão de pseudo messiahs - entre eles Sabbatai Zevi - que afirmavam que iriam devolver os judeus para Zion.
Igualmente foi vencida pelo regime do italiano Nasi família, que obtiveram uma autorização de os turcos para estabelecer uma comunidade judaica na Galiléia, no 16o século atrasado.
Até 1791 e da emancipação judaica durante a Revolução Francesa, os judeus faltava a mobilidade essencial para o sucesso do sionismo.
No século 19, porém, subindo sentimento nacional inspirada na Europa Moses Hess, David Luzatto, Leo Pinsker, Zvi Kalischer, e Yehudah Alkalai a tentativa de elevar a consciência nacional de gueto os judeus.
Assistência financeira veio de filantropos Moses Montefiore, Edmond de Rothschild, e Maurice de Hirsch, e vários programas para o retorno dos judeus para o Oriente Médio foram executadas.
ACREDITO
Religioso
Informações
Fonte
web-site
Nossa lista de 1000 Assuntos Religiosos
Só em 1897, porém, com Herzl's World Congress sionista em Basileia, na Suíça, foi eficaz no mundo inteiro um movimento político criado.
Apesar da oposição dos fundamentalistas judeus e assimilacionista e divisões internas (em 1905 o Congresso retirou um grupo quando a maioria dos delegados rejeitado uma proposta britânica para o estabelecimento de uma pátria judaica em Uganda), a organização sionista recolhidas força.
Eventualmente ele garantiu aprovação para o seu programa de criação de uma pátria na Palestina desde o governo britânico (com a Declaração Balfour, 1917) ea Liga