sionismo e nazismo
SIONISMO E NAZISMO
ANTHONY BERNARDO
DAYANA VIEIRA
KAMILA MAGRE
LORENA APARECIDA
VILA VELHA
06/2014
nome nome nome nome SIONISMO E NAZISMO
Trabalho apresentado à Professora.... disciplina História da turma 3º...., turnoMatutino.
EEEFM PADRE HUMBERTO PIACENTE
Vila Velha - 06/2014
4
I – INTRODUÇÃO
Sionismo: movimento criado por Judeus para a criação de um Estado judaico.
Nazismo: Diante da atual situação da Alemanha pós-Primeira Guerra, surge um líder que estava cansado de ver a Alemanha em crise, com um partido totalmente racista, onde, defendia a raça ariana como soberana, totalitarista e nacionalista.
4
II –SIONISMO
Sionismoé um movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel (Eretz Israel).
O sionismo é também chamado de nacionalismo judaico e historicamente propõe a erradicação da Diáspora Judaica, com o retorno da totalidade dos judeus ao atual Estado de Israel. O movimento defende a manutenção da identidade judaica, opondo-se à assimilação dos judeus pelas sociedades dos países em que viviam.
O sionismo surgiu no final do século XIX na Europa Central e Oriental como um movimento de revitalização nacional e logo foi associado, pela maioria dos seus líderes, à colonização da Palestina. Segundo o pensamento sionista, a Palestina fora ocupada por estranhos. Desde a criação do Estado de Israel, o movimento sionista continua a defender o estado judeu, denunciando as ameaças à sua permanência e à sua segurança.
Em uma acepção menos comum, o termo pode também se referir ao sionismo cultural, proposto por AhadHa'am, e ao apoio político dado ao Estado de Israel por não-judeus,