Ciencias
O processo de comunicação nem sempre funciona adequadamente. Ele depende dos sete componentes que o constituem
Em todo processo de comunicação existem barreiras que servem como obstáculos ou resistência à comunicação entre as pessoas.
Barreiras são variáveis indesejáveis que intervêm no processo e que o afetam negativamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da mensagem tal como é recebida. 1. Barreiras Pessoais: são as interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa. 2. Barreiras Físicas: são as interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. 3. Barreiras Semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.
Uma comunicação fluida e eficaz é um requisito indispensável em qualquer ambiente de trabalho. Saber transmitir uma mensagem, garantindo que esta vai ser corretamente percebida por quem a recebe é, sem dúvida alguma, um ponto chave nas relações profissionais.Principais obstáculos a uma comunicação eficaz:
* Atitudes defensivas/agressivas. Muitas pessoas perdem facilmente a razão quando são confrontadas com uma critica ou um reparo menos favorável. É importante manter uma postura equilibrada, ouvir o que a outra pessoa tem a dizer e defender a sua opinião com argumentos plausíveis, pois só assim a comunicação se pode fazer de forma eficaz. * Emails confusos, pouco claros. As dificuldades de comunicação associadas a emails tanto podem acontecer quando é partilhada demasiada informação como quando as mensagens são muito sintéticas e acabam por não transmitir uma mensagem compreensível. * Transmitir informação desatualizada ou dar uma opinião sem estar munido de todos os dados relevantes pode gerar confusão nos seus destinatários. Certifique-se sempre em que ponto da discussão se encontra e reúna todos os elementos necessários para saber do que se