Projeto: o lúdico: jogos, brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
1 – Identificação
Escola:
Ensino: Educação Infantil
Série/Ano: 1º anos
Turma: A
Faixa etária dos alunos: 4 e 5 anos
Duração: 2 meses
Responsáveis: professores e equipe pedagógica
2 – Introdução
O lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil têm por objetivo revelar a importância do aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. O mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz-de-conta, do jogo e da brincadeira. Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece toda atenção dos pais e educadores, pois é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas em emoção, prazer e seriedade. Através do brinquedo e das brincadeiras ocorre à descoberta de si mesmo e do outro, portanto, aprende-se. É no brincar que a criança está livre para criar e é através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu. Segundo Platão: “Você aprende mais sobre uma pessoa em hora de brincadeira do que a vida inteira de conversação”. Pode-se dizer que as brincadeiras e os jogos são as principais atividades físicas da criança; além de propiciar o desenvolvimento físico e intelectual, promove saúde e maior compreensão do esquema corporal.
Os educadores da educação infantil devem buscar o bem estar dos pequenos durante o processo de ensino e aprendizagem, resgatando assim o lúdico como instrumento de construção do conhecimento, afinal, nossas formações possibilitam as mediações necessárias para que todos possam rumar a esta perspectiva de trabalho.
3 – Justificativa
O projeto – o lúdico: jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil foram trabalhados de forma interdisciplinar, a brincadeira faz parte da vida da criança e incluir