O papel dos jogos lúdicos na educação contemporânea
Patrícia Raffin Ancinelo1
Leia Palma Caldeira2
Resumo
A utilização de jogos lúdicos auxilia o sujeito aprendente durante a construção de novas estruturas mentais, pois este recurso permite que a criança experimente vivências nas áreas cognitiva, afetiva e psicomotora. Trata-se de um instrumento importantíssimo para o professor mediar o processo de construção da aprendizagem de uma forma mais dinâmica e atraente, contemplando os interesses e necessidades dos alunos e possibilitando, assim, que ocorram saltos qualitativos no processo de ensinoaprendizagem. Ressalta-se que, nos primeiros anos de vida, as crianças estão descobrindo a si mesmas e o ambiente que as cerca, agindo e interagindo a todo momento sobre este, e o jogo, utilizado como meio de expressão de suas ansiedades, emoções e afetos, permite que a criança desenvolva a sua autoconfiança e se ajuste ao grupo em que está inserida, e o papel do professor é essencial no planejamento e seleção das atividades a serem trabalhadas no contexto da sala de aula.
Palavras-chave: Jogos, Ludicidade, Psicomotricidade, Construção da Aprendizagem
Alguns teóricos da educação entendem que crianças e adultos aprendem de formas diferentes. Para as crianças, é necessária a construção de novas estruturas mentais na formação de sua inteligência. Isto não acontece de maneira isolada, sendo parte de todo o processo cognitivo, emocional e psicomotor.
Para o ser humano, a aprendizagem é tão importante quanto o desenvolvimento social, e o jogo constitui uma ferramenta pedagógica que também promove o desenvolvimento cognitivo e social do ser. O jogo pedagógico pode e deve ser visto como um instrumento promotor de alegria quando uma criança está jogando, o faz pelo prazer, diversão, e, por meio destas, emerge a aprendizagem.
Dependendo da forma como o professor explora este instrumento, pode ensinar esquemas de relações interpessoais e