Jogos indígenas
TEMA: Jogos Indígenas
Objetivo: Apresentar aos alunos jogos de origem indígena.
Materiais: Bolas, corda, cones, fitas de TNT e tinta.
Problematização: Como os jogos indígenas se relacionam com o modo de vida dos índios e com os jogos que você conhece?
Metodologia: 1- Retomaremos os jogos a partir da aula passada, perguntando brevemente sobre o que já foi visto dos jogos portugueses e africanos. 2- A aula será iniciada com a apresentação do tema, e a exposição do objetivo da aula que é o de conhecer alguns jogos da cultura indígena. Os alunos serão divididos em quatro tribos (grupos) e receberão uma identificação. 3- VIDA: Jogo de bola semelhante à "queimada". Duas tribos, em seus campos. Uma criança lança a bola e tenta acertar em alguém da outra tribo. Se conseguir acertar e a bola cair no solo, a criança "queimada" sai do jogo. (Nesse caso, bolaremos uma prenda para ser paga por quem for queimado. A partir das atividades indígenas, quem for queimado irá ralar a mandioca para fazer a tapioca). 4- CORRIDA COM TORA (HUMANA): O jogo consiste em a tribo carregar o colega até o outro ponto, e dessa forma ir carregando todos (um de cada vez) em determinado percurso. Vence quem levar e trazer todos primeiro. A tribo que terminar por último, deverá fazer a dança da chuva.
ATIVIDADE EXTRA: CABO DE GUERRA – Prova realizada nos Jogos Indígenas, consiste em duas tribos oponentes, uma de cada lado da corda, fazer força para puxar a outra tribo. Vence a tribo que conseguir puxar os estudantes da outra tribo. A tribo que não conseguir puxar a outra fará uma saudação ao sol, como sinal de reverência.
Após a última atividade, haverá um momento para a reflexão junto aos alunos, levando em conta os principais pontos da aula e respondendo a