O espírito de cristo prepara para o reino eterno
Sem o novo nascimento não podemos ver o reino de Deus. Nicodemos era um homem religioso e um dos principais professores nos assuntos religiosos, mas mesmo assim ele não sábia nada acerca do novo nascimento. Infelizmente hoje centenas de “pastores” formados dos seminários de teologia estão na mesma situação de Nicodemos, pois “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus”(I Cor. 2:14). Nicodemos veio a Jesus de noite e representa os incrédulos desse mundo que só andam na escuridão (Ef. 4:18 ; II Cor. 4:3-6). Sendo religioso não prepara o homem para o céu; tem que nascer de novo.
Como muitas pessoas hoje em dia, Nicodemos confundiu as coisas espirituais e as coisas físicas. Ele pensou do nascimento físico enquanto Cristo falou do nascimento espiritual. Todo homem deve aprender que o nosso nascimento físico nos faz filhos de Adão e assim filhos de ira e desobediência (Ef. 2:1-3). Não existe uma educação purificação, disciplina, ou atividade religiosa que pode transformar a nossa velha natureza; temos que receber uma nova natureza de Deus, através do novo nascimento, ou não podem VER o reino de Deus.
Sem o novo nascimento não podemos entrar no reino de Deus. As palavras “reino de Deus” não significa reino aqui no mundo, mas significa o reino de Romanos. 14:17 que é de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Depois de nascer de novo o crente entra logo neste reino, e na hora da sua morte, ou na volta de Cristo, entrará no céu e no reino eterno.
Nicodemos pensava que foi suficiente nascer judeu e obedecer a lei para satisfazer a Deus, mas ele esqueceu que desde o pecado de Adão até agora, todos os homens nascem pecadores e somente podem entrar no reino de Deus pelo novo nascimento.
O novo nascimento é o nascimento espiritual. O que nasce da carne é da velha natureza e já está condenada. O que nasce do Espírito é a nova natureza (II Pedro. 1:4) e é eterna. A carne não pode produzir um nascimento