Uma esperança superior
Esperança
Superior
Por Sandson Magalhães e Eduardo Rueda
2011
UM DEUS SUPERIOR
Introdução: Embora a homilia aos hebreus tenha como grande tema a superioridade do Filho de Deus, um tema subjacente se torna claro numa leitura mais atenta da epístola. Há ações do Pai espalhadas por todo o livro, ações redentoras, ações trinitárias que estão estreitamente vinculadas à obra sumo-sacerdotal de Jesus. A seguir examinaremos cinco dessas ações divinas.
I. UM DEUS QUE FALA (1:1) 1. Fala pelos profetas 2. Fala pelo Filho
II. UM DEUS QUE FAZ MARAVILHAS (2:4) 1. Os atos de Deus revelam seu amor 2. Os atos de Deus são expressões de sua vontade 3. Os atos maravilhosos de Deus tem como agente o Espírito Santo
III. UM DEUS QUE EDIFICA (3:4) 1. Deus é o Edificador da Criação 2. Deus é o Edificador da Redenção
IV. UM DEUS QUE ABEÇOA (6:7) 1. O Pai é a fonte de toda bênção 2. O Pai é fonte a fonte da redenção em Cristo Jesus
V. UM DEUS QUE CHAMA (11:8) 1. O chamado de Deus é soberano 2. O chamado de Deus deve ser respondido por fé
Conclusão: Todos os atos de Deus têm, em última instancia o objetivo de redimir o homem. As ações de Deus descritas em Hebreus estão ligadas ao ministério de Cristo como sumo-sacerdote em nosso favor. Temos um Deus maravilhoso que – em suas ações trinitárias, Pai, Filho e Espírito Santo – nos ampara em todos os momentos da vida.
O FILHO SUPERIOR AOS ANJOS – HEBREUS 1:5-14
Introdução: Embora que o Filho tenha tido um papel como o anjo “Miguel” em um contexto de guerra, O Pai procura apresentá-lo perante o universo como seu Filho, na essência da palavra grega “huios”, representando assim que o Filho deve ser adorado da mesma forma que o Pai. Na epístola aos Hebreus capitulo 1:5-14, é nos mostrado a entronização do Filho ao mundo, bem como a sua superioridade perante os anjos.
I. O FILHO E O PAI 1. O Pai afirma a posição de exclusividade do Filho (5a) 2. O Pai assume a