Resumo pochmann nova classe média
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DO TRABALHO
PROFESSORA: MARÍLIA SALLES FALCI MEDEIROS
RESUMO DO LIVRO:
POCHMANN, Márcio. Nova Classe Média: o trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Editorial Boitempo. 2012.
Graduando: Abilio Maiworm-Weiand Matrícula: 2100582
Niterói, 30 de outubro de 2012.
O livro ''Nova classe média'', de Márcio Pochmann, está divido em seis partes nas quais é analisada a mobilidade dos assalariados de menor remuneração da base da pirâmide social brasileira com o crescimento econômico retomado a partir de 2003. De imediato na apresentação, o autor não ignora o processo de transformação contemporâneo pelo qual passa a formação social brasileira. Porém, ressalta que afirmar como ocorre atualmente nos grandes meios de comunicação sobre a ''existência de uma nova classe média'' com base em salário e consumo é algo, no mínimo tendencioso, visto que camufla a real dimensão da estrutura de classes de nossa sociedade. O autor adverte que sobre isso:
O que há, de fato, é uma orientação alienante sem fim, orquestrada para o sequestro do debate sobre a natureza e a dinâmica das mudanças econômicas e sociais, incapaz de permitir a politização classista do fenômeno de transformação da estrutura social e sua comparação com outros períodos dinâmicos do Brasil[1].
Mais adiante afirma que apesar da inquestionável ascensão social de grande contingente populacional, o rendimento, os tipos de ocupação etc. não permite enquadra-lo como sendo de classe média, mas sim como classe popular que teve a sua qualidade de vida melhorada.
Ao final da apresentação esclarece que o seu objetivo é analisar a ampla mobilidade das classes sociais da base piramidal com base nos principais aspectos do