A terra era sem forma e vazia
Baseados nas pesquisas inspiradas por esses questionamentos,os estudiosos chegaram a conclusões muito interessante a respeito do globo terrestre.Sua divisão em esferas,por exemplos,em áreas nas quais se situa a biosfera (esfera da vida), onde estão todos os seres vivos que provocam esse descomunal habitat chamado planeta Terra.
Partindo para uma observação mais detalhada (constatação) de cada uma dessas esferas, chegamos,no exame da litosfera, á conclusão de que a parte sólida do mundo em que vivemos é formada,em sua absoluta maioria, de elementos minerais chamados rochas.
A importância das Rochas para o Homem
As rochas estão em toda parte. Na crosta,compondo a parte sólida sobre a qual estão o homem e todos os seus “vizinhos” dos reinos animal e vegetal; no leito dos oceanos,”sustentando” a incrível massa de água salgada que forma esses reservatórios;na parte inferior da litosfera, em estado semilíquido; na astenosfera, a camada intermediária entre a litosfera e o manto; e até mesmo no núcleo, seja na camada exterior (também semiliquidas) ou na interior (sólida).
As rochas são resultados da composição de minerais sólidos, chamados cristais, que se originam naturalmente na parte superficial do planeta. Os minerais são criados pela natureza sem a interferência do ser humano, porém não surgem em estado puro, e sim associados a outros minerais.
Como conseqüência de sua importância para a humanidade, foi desenvolvida a indústria de produtos minerais, que trabalha seus mais diferentes tipos nas mais áreas. São exemplos mais conhecidos, o ferro, o cobre, o alumínio,a prata, o ouro, o carvão,o urânio e o petróleo.
Para utilizar o mineral com mais propriedade, é necessário beneficiá -lo, separando-o do minério em que ele se encontra,processo que é realizado nas indústrias de que falamos acima.
As usinas nucleares, por exemplos beneficiam o urânio, retirando dele suas Inacreditáveis propriedades energéticas. Só para