Levantamento bibliográfico
Estabelecido e delimitado o tema do trabalho e formulados o problema e a hipótese, o próximo passo é o levantamento com documentação existente sobre o assunto. Já uma fase Heurística, ciência, técnica e arte da pesquisa de documentos. Desencadeia- se uma série de procedimentos para localização e busca metódica dos documentos que possam interessar ao tema discutido.
Tais documentos se definem pela natureza dos temas estudados e pelas áreas em que os trabalhos se situam. Tratando-se de trabalhos no âmbito da reflexão teórica, tais documentos são basicamente textos: livros, artigos etc.
A bibliografia como técnica tem por objetivo a descrição e a classificação dos livros e documentos similares, segundo critérios, tais com autor, gênero literário, conteúdo temático, data etc. Dessa técnica resultam repertórios, boletins, catálogos bibliográficos. E é a eles que se deve recorrer quando se visa elaborar a bibliografia especial referente ao tema do trabalho. Fala-se de bibliografia especial porque a escolha das obras deve ser criteriosa, retendo apenas aquelas que interessem especificamente ao assunto tratado.
Sobre documentação Bibliográfica:
E por isso que a documentação temática se completa pela documentação bibliográfica: as fichas de documentação bibliográfica organizam-se de acordo com um critério de natureza temática.
Assim, o livro é fichado, tendo em vista a área geral e específica dentro da qual se situa.
A documentação bibliográfica deve ser realizada paulatinamente, à medida que o estudante toma contato com os livros ou com os informes sobre os mesmos. Assim, todo livro que cair em suas mãos será imediatamente fichado. Igualmente, todos os informes sobre algum livro pertinente à sua área possibilitam a abertura de uma ficha. Os Informes sobre os livros são encontrados principalmente nas revistas especializadas, nas resenhas, nos catálogos