JIT MRP E KANBAN
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
MODELAGEM DE PROCESSOS
PROFESSOR CESAR SACCO
Alex Machado
Arthur Wagner Gomes Ferreira
Cicero Joaquim da Silva
Eduardo Henrique Medeiros Vieira
Eduardo Hansen
Gilmar Fernando da Silva
Jorge Gustavo Ribeiro
TATUÍ 2015
Material Requeriment Planning (Planejamento de necessidades de materiais) – MRP
É um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes, ou seja, a partir do conhecimento de todos os componentes de um produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, fazendo assim com que não haja falta e nem sobra da produção.
Existe atualmente o MRP II – Manutaturing resources planning (Planejamento de recursos de manufatura) que além de fazer o que o MRP faz, ele calcula e planeja os recursos a serem utilizados levando em conta a capacidade de cada máquina, os recursos humanos que serão necessários e os recursos financeiros.
Segundo Carmelito (2008), “esses sistemas são módulos de pacotes de software de sistemas de informação que auxiliam na tomada de decisão gerencial, mais conhecidos como ERP (Enterprise Resources Planning)”.
Os ERP’s são pacotes padronizados, sendo assim, além do custo elevado muitas vezes não correspondem ao que a empresa necessita, fazendo com as empresas customizem os pacotes encarecendo ainda mais o sistema, ou desenvolvendo sistemas paralelos descaracterizando a integração dos sistemas.
Basicamente o MRP define as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, fazendo cálculos através da projeção de inventários, e com um tempo de resposta mais rápido, atendendo de forma mais eficaz o planejamento da produção. Caso venha ser necessário um replanejamento das ações ela é facilmente visualizada, pois ela mostra as alterações que serão necessárias para alcançar os novos objetivos.
Por trabalhar