MRP, KANBAN, JIT
2015
Sumário
JUST IN TIME 3
Aplicação 4
Exemplo 5
As vantagens e desvantagens 6
MRP 7
Conceitos básicos: 8
ERPs: 9
Parâmetros Básicos: 10
KANBAN 11
Funcionamento 12
Conclusão do Kanban: 14
JUST IN TIME
Just in Time é um sistema da administração da produção que tem como objetivo a melhoria contínua do processo, com a redução dos custos e dos desperdícios, fazendo com que a empresa responda imediatamente à demanda, sem a necessidade de possuir um estoque adicional, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Aplicação
O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal sistema de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.
Exemplo
Um grande exemplo do sistema Just in Time, está nas montadoras de veículos. Muitos delas, como a Toyota e a Fiat, utilizam-no para diminuir o desperdício de matérias e também o estoque, contribuindo também para o aumento de lucro do dono da fábrica.
As vantagens e desvantagens
A vantagem de utilizar este conceito está na agilidade e na redução de custos que ocorrem em toda cadeia produtiva. Algumas plantas já são estruturadas com células onde são alocados os fornecedores para que eles possam fornecer em pequenas quantidades e em fluxo contínuo. Toda a lógica do sistema contribui para otimizar o espaço utilizado na planta. Podemos relacionar ainda as seguintes vantagens:
Rápida conversão dos materiais;
Redução do trabalho em processo;
Redução de espaço e manuseio;
Rápida resposta aos problemas;
Redução de agendamentos e rastreamentos;
Maior responsabilidade;
Melhor qualidade;
Menos desperdícios e retrabalhos;
Melhor resposta ao mercado;
Melhoria de atitude.
A desvantagem é