capitalismo 1
O que é Capitalismo?
O conceito de Max Weber (1864 – 1920) e Karl Marx (1818 -1883) sobre o capitalismo é do ponto de vistas deles chamada tanto culturalista como também histórica. Para Max Weber o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de pensar as relações sociais que se refere à extrema valorização do trabalho, da pratica de uma profissão (vocação) na busca da salvação individual, a criação de riquezas pelo trabalho e poupança seria um sinal de que o individuo pertence ao grupo dos predestinados, esse conjunto de ideias traria uma concepção de fatores culturais.
1- Max Weber e o Capitalismo
Para Max Weber foi no ocidente que se desenvolveu diversas fazes do capitalismo que nunca existiu antes em parte alguma, e sugere que é na intenção sustentada pelo agente econômico que se deve buscar o elemento diferenciador do capitalismo ocidental. Weber começa investigando os princípios éticos que estão na base do capitalismo constituindo o que ele denomina o seu espírito, tais princípios são encontrados na teologia protestante, mais especificamente na teologia calvinista, a partir dai formula sua hipótese básica de trabalho, segundo a qual a vivencia espiritual da doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo teria organizado uma maneira de agir econômica, necessária para a realização de um lucro sistemático e racional.
O processo histórico do capitalismo transformou as antigas relações econômicas dominantes no feudalismo. O Capitalismo fazia-se necessária a concentração da propriedade dos meios de produção em mãos de uma classe social e a presença de outra classe social para a qual a venda da força de trabalho seja a única fonte de subsistência. Historicamente o capitalismo se define como sendo um determinado modo de produção de mercadorias, gerado historicamente desde o inicio da idade moderna e que teve avanço no intenso processo de desenvolvimento industrial inglês, ao qual se chamou de Revolução Industrial.
Segundo