Síntese do Capítulo 1 do livro Capitalismo Parasitário
DISCIPLINA: Teoria Econômica
ESTUDANTE: Ygor Nicolas Oliveira Freire
Segundo Zygmunt Bauman o capitalismo é um sistema em que se destaca por criar problemas, e não solucioná-los e também Como já diz o nome do livro, o capitalismo é um parasita e como um parasita ele pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. . Logo em seguida ele compara o capitalismo com os sistemas de números naturais do famoso teorema de Kurt Godel (embora por razões diversas), não pode ser simultaneamente coerente e completo porque se for coerente com seus princípios, surgem problemas que não é capaz de enfrentar e se tenta resolver problemas como o das ‘’hipotecas subprime’’ não pode fazer sem que caia na incoerência em relação a seus próprios pressupostos fundamentais.
Cita Rosa Luxemburgo na parte em que ela fala do seu estudo sobre a “acumulação capitalista” no qual ela sustenta que o capitalismo não sobrevive sem as economias “não capitalistas” e que ele só é capaz de seguir seus princípios enquanto existirem terras virgens para serem exploradas. Seguindo ainda nos estudos de Rosa Luxemburgo, o autor compara uma ação recente do sistema capitalista com a “Lei de Rosa” que foi o affaire das “hipotecas subprime” em que transforma indivíduos desprovidos dos requisitos necessários à concessão de um empréstimo em devedores..
O autor fala da força do capitalismo e mostra que ela está na extraordinária engenhosidade com que busca e descobre novas espécies hospedeiras sempre que as espécies anteriormente exploradas se tornam escassas ou se extinguem.
Faz crítica ao sistema que se dá o uso do cartão de crédito e é irônico ao dizer que Graças a Deus e a benevolência dos bancos aquilo que existia antes, de economizar aos poucos um mínimo que seja de dinheiro e ter a paciência de esperar, juntar o suficiente para aquilo que queria comprar ACABOU! Agora com um cartão de crédito, é possível