A Segunda Revolu o Industrial e o Capitalismo 1
Industrial e o Capitalismo
Transformações econômicas, sociais e políticas.
2º Revolução Industrial
Com a Segunda Revolução Industrial iniciou-se aí um processo de renovação, aceleração e expansão da industrialização para outros países. As principais inovações desta revolução técnico-científica foram no sentido de aumentar ainda mais a produção e a acumulação de capital. Principais características da 2º Revolução Industrial
Novos métodos para obtenção de ligas metálicas: substituição do ferro pelo aço e uso de ligas metálicas mais leves.
Novas fontes de energia: emprego de derivados do petróleo e energia elétrica, fontes mais eficientes que o carvão.
Novos setores industriais: a siderurgia possibilitou produtos e máquinas mais resistentes; a química possibilitou a produção em larga escala de uma gigantesca gama de tintas, corantes, fertilizantes e munições.
Avanço nos transportes: aplicação da energia a vapor em ferrovias e navios, diminuindo custos de transporte de grandes cargas em maiores distâncias. Invenção do avião e motor de combustão interna, aperfeiçoamento do dínamo. Avanço nas comunicações: invenção do telégrafo (comunicação a longa distância em tempo real) e instalação de cabos submarinos, permitindo a ligação telegráfica entre continentes.
Novas formas de organização do trabalho: o fordismo (produção em série, com introdução da linha de produção mecanizada) e taylorismo (controle da produtividade dos operários através da análise técnica de seus gastos e movimentos diante da máquina).
Revolução Industrial na Economia.
●
Atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica;
●
Formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda parte;
●
Impôs-se o capitalismo industrial.
Revolução Industrial na Sociedade.
●
A sociedade foi profundamente afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar-se as cidades industriais;
●
Ocorreu também um aumento