Revolução Industrial (Resumida - Ensino Fundamental)
CYNDI OLIVEIRA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
SERRA
2011
Sumário
1. Conceito 03
2. Causas 04
3. Período Histórico 05
4. Evoluções, Construções, Invenções 06
5. Locais 07
6. Personagens 08
7. Fases 09
8. Importância 10
9. Consequências 11
10. Anexos 12
Referências Bibliográficas 13
1. Conceito
A Revolução Industrial é caracterizada pela substituição de ferramentas por máquinas, da produção doméstica para a produção industrial – da manufatura para a maquinofatura.
Os artesãos, que antes se reuniam em enormes galpões e trabalhavam em todo o processo de construção do produto, foi substituído pela mão de obra fabril, fazendo somente uma etapa de todo o processo.
A Revolução Industrial foi de enorme impacto sobre a estrutura da sociedade e de intenso melhoramento tecnológico.
2. Causas
O artesanato, a primeira forma de produção industrial, surgiu na Idade Média e foi uma forma de produção independente: o artesão possuía a matéria-prima, os instrumentos necessários e instalações adequadas. Sozinho ou em família, o artesão era quem fazia todas as etapas de produção.
A manufatura é resultante da ampliação do consumo, o que faz com que vários artesãos se reunissem, para produzirem mais, e os comerciantes se dedicarem à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, e recebia pelo combinado. O comerciante passou a produzir, contratando artesãos para trabalharem para ele. Assim surgiram as fábricas com funcionários assalariados.
As máquinas fabris foram feitas para aumentar a produção, passando, então, de manufatura para maquinofatura. Na maquinofatura, o trabalhador era submetido ao funcionamento da máquina, e a máquina à gerência do empresário.
Foi nessa etapa que se consolidou a Revolução Industrial.
As principais razões para o início da Revolução na Inglaterra (o pioneirismo inglês) eram que o país possuía uma