Revolução industrial
Ao longo do processo, a era da agricultura foi superada, a máquina[->7] foi superando o trabalho[->8] humano, uma nova relação entre capital[->9] e trabalho se impôs, novas relações entre nações[->10] se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa[->11], entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico[->12], a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor[->13]. O capitalismo[->14] tornou-se o sistema econômico vigente.
A Revolução Industrial é comumente dividida em 3 partes1 : primeira (1780-1830), segunda (1860-1945), conhecida chamada de Revolução Tecnológica, e terceira (1970-), também chamada de Revolução Digital[->15]. A atribuição de datas varia muito de autor pra autor.
Período que teve início no século XVIII, a era industrial foi caracterizada pela mecanização da produção e consequente reformulação da concepção de trabalho, já que grande parte do trabalho exercido pelos operários foi substituída por máquinas.Essa mudança na produção repercutiu na ordem econômica, política e social da época. A era industrial marca o início do desenvolvimento do capitalismo industrial assim como o crescimento da